GLOSSÁRIO

LETRA A

AQUARELA - Constituída por pigmento em pó acrescido de agente aglutinante solúvel. a imagem se constitui através da superposição de finas e transparentes camadas de tinta aguada. O branco do papel tem fundamental importância na composição, pois nele têm origem todos os pontos de luz e tons claros da superfície.

ACRÍLICA - Tinta composta por mistura de resina acrílica (aglutinante) e pigmento, teve seu uso difundido a partir de 1960. É solúvel em água e se caracteriza pela secagem rápida e aspecto brilhoso.

AFRESCO - Método de pintura mural que consiste na aplicação de pigmentos puros, misturados somente com água, sobre uma base de gesso ou nata de cal ainda úmida. As cores penetram nesse revestimento, tornando-se parte integral da parede.

ARGILA OU BARRO - A argila é silicato hidratado de alumínio e contém alumina (parte plástica) e sílica (parte Antiplástica) podendo ser fonte destes materiais para massas cerâmicas e vidrados

ABSTRACIONISMO - Movimento artístico que tem como principal característica o desprezoás formas figurativas. O abstracionista se expressa através de cores, traços, formas indefinidas e geométricas.

ACADÊMICO - Estilo artístico próprio dos artistas que estudaram nas academias de belas-artes no Brasil e no exterior

ACERVO - Nome dado a coleções de peças de propriedade de um museu.

ANTROPOFAGIA - Movimento que sugere ao artista engolir e devorar valores e influências Europeias para valorizar as características do povo brasileiro, criando uma cultura(artística-literária) própria.

ARTES PLÁSTICAS - Artes relacionada com o trabalho com formas: desenho, pintura, escultura, arquitetura, colagem etc...

ART NOUVEAU(Arte nova) - Movimento artístico europeu que valorizou as formas dos objetos de uso diário e doméstico. São características do Art Noveau as linhas curvas e onduladas e os motivos vegetais (flores e folhas)

ALTAR-MOR - Altar principal de uma igreja

LETRA B

BARROCO - Movimento artístico europeu que tem como característica o colorido exuberante, a grande quantidade de elementos decorativos (flores, colunas, linhas onduladas) e o tema religioso em grande parte das pinturas e esculturas. no brasil, o uso do ouro nas obras de arte foi utilizado em abundância, principalmente na Bahia e Minas Gerais.

BICO DE PENA - Instrumento de escrita e desenho usado com nanquim ou outro fluido colorido. É famosa pelo seu formato especial que permite aos artistas usufruir facilmente do chamado "efeito fino-grosso" do traço. Hoje ao invés de uma pena de ave, ou da pena de junco (feita de gramíneas semelhantes aos bambus), usa-se comercialmente uma ponta fina de aço flexível.

BRONZE - Liga de cobre (em geral cerca de 90%) e estanho, contendo com frequência pequenas proporções de outros metais, como chumbo ou zinco. Desde a antiguidade o bronze tem sido o metal mais usado em esculturas fundidas, devido a sua durabilidade, solidez e ao fato de ser facilmente trabalhável – tanto a frio como a quente – por uma variedade de processos. é de mais fácil fundição que o cobre, pois tem um ponto de fusão mais baixo; e sua grande resistência a tração permite a extensão de partes proeminentes, sem apoio por baixo – o que representa uma vantagem em relação a escultura em mármore. A cor do bronze varia segundo a proporção de estanho ou de outros metais presentes na liga, e vai de tons prateados a um rico vermelho-cobre.


LETRA C

CARVÃO - Um dos mais antigos instrumentos de desenho, foi constantemente utilizado pelos pintores renascentistas na produção de esboços. Constituído de carbono, origina-se da lenta combustão da madeira.

CARICATURAS - Desenhos que retratam as pessoas deformando as proporções normais para exaltar suas características principais (queixo, topete, formato do rosto, etc.)

CENOGRAFIA - Arte da elaboração de cenários para teatro envolvendo técnicas variadas.

CERAMISTA - Artísta que se dedica à confecção e decoração dos objetos de cerâmica.

COLAGEM - Técnica que consiste em colar figuras ou materiais variados, como tecidos, sucata, grãos sobre uma base (papel, madeira, papelão etc.)

CRAYON - Termo utilizado para designar barras de giz em geral. Os corantes cerâmicos são misturas de óxidos metálicos e sais complexos submetidos a temperaturas entre 700 e 1400°c durante 16 ou até 48 horas, dentro de caixas refratárias.

CUBISMO - Estilo artístico que decompõe e geometriza as formas naturais e representa os objetos como se todas as suas faces fossem vistas ao mesmo tempo.


LETRA D

DESIGN – Nome dado a desenhos que servem de projetos para a confecção de objetos variados.

LETRA E

ECLETISMO – Estilo artístico que propõe a união de estilos diferentes de diversas procedências. Por exemplo: um prédio

ENCÁUSTICA - Técnica de pintura em que os pigmentos são misturados com cera quente.

EMULSÃO - Líquido que possibilita a combinação de água com óleo ou resina, evitando a separação da mistura em duas fases. o veículo da pintura têmpera é sempre uma emulsão. As emulsões mais naturais empregadas na pintura são a gema de ovo e a caseína. Ambas, uma vez secas, tem a vantagem se serem insolúveis em água.

ESMALTAÇÃO (Vidrado / Glaze) - Revestimento impermeabilizante de aspecto semelhante ao vidro resultante da mistura de substâncias minerais que ao se fundirem aderem ao corpo cerâmico de forma definitiva. Podem ser coloridos, transparentes ou opacos. Torna a cerâmica mais resistente.

ENGOBE - Argila em estado mais líquido que a barbotina. Usado como elemento decorativo em peças cruas com diversas tonalidades. Pode ser acrescido de óxidos corantes e/ou pigmentos para produzir variadas tonalidades.

ESTAMPA – Desenho feito sobre uma base (papel, tecido etc.) através da impressão de uma matriz sobre uma base.

EXPRESSIONISMO – Movimento artístico que valoriza os sentimentos do artista diante da realidade.


LETRA F

FIGURINISTA – Profissional que se dedica á criação de modelos de vestimentas para finalidades diferentes.

FOLCLORE – Conjunto de costumes próprios de cada povo (vestimenta, hábito alimentar, dança, música, lenda etc)

FOVISMO – Estilo artístico que tem como objetivo principal a valorização do colorido.

FRONTÃO – Arremate existente acima das portas ou colunas e abaixo dos telhados

LETRA G

GESSO (Gesso de Paris) - Pó muito fino, branco ou rosado, feito pela calcinação ou desidratação da gipsita, e que, quando misturado a água, forma uma pasta de solidificação rápida que, quando seca, transforma-se numa massa homogênea, sólida e inerte. O gesso é usado na escultura para confecção de moldes.

GUACHE - Tem características muito similares às da aquarela; no entanto, sua formulação contém pigmentação branca, responsável por conferir toques de luz e tons mais pálidos. Assim, as áreas claras da imagem são construídas através da variação de tonalidade, não apoiando-se no tom do papel. Por sua espessura e opacidade característica, se presta bem para a criação de zonas de cor uniformes e traços independentes.

GRAFFITI - Num sentido amplo, aplica-se a qualquer técnica gráfica em que o resultado final seja obtido mediante a raspagem de uma camada de tinta ou outro material, de modo a revelar uma base de cor diferente. Termo hoje aplicado, na maioria dos casos, a um desenho ou inscrição gravado, pintado ou desenhado em uma parede.

GRANITO - Rocha ígnea cristalina, granular não-estratificada, amálgama de quartzo, feldspato e mica. o granito distribui-se pelo mundo inteiro e apresenta inúmeras variedades, diferindo a textura. Ocorre numa larga gama de cores – cinza, verde, rosado, amarelo – e os pequenos fragmentos de mica dão-lhe um vivido faiscar.

GOMA - Líquido viscoso extraído de alguns vegetais e que, em vários tipos tem sido empregado como veículo de pintura desde a antiguidade. A goma é o veículo padrão das tintas a base de água e do pastel e, por ser capaz de emulsionar o óleo, é desde há muito tempo veículo para a têmpera.

LETRA H


LETRA I


IMPRESSIONISMO – Estilo artístico que procura pesquisar as mudanças de tonalidades das cores em contato com diferentes tipos de luz. No impressionismo, não são enfatizados os contornos nem os pequenos detalhes.

LETRA J


LETRA K


LETRA L

LÁPIS DE CERA - O lápis ou giz de cera foi concebido com a finalidade de marcar superfícies em que o lápis comum não podia ser utilizado, como porcelana, metal e plásticos. Constitui-se por uma mistura de pigmentos e cera, que lhe confere o aspecto e toque gorduroso. Com efeito visual que lembra o do pastel oleoso, se presta muito bem à produção de linhas fortes e oferece diversificados níveis de precisão no traçado.

LÁPIS DE COR - Produzido de forma semelhante ao lápis comum, com a ressalva de que sua composição (pigmento, recheio de giz, talco ou caulim e aglutinante) não é aquecida em virtude da preservação da qualidade do pigmento. Particularmente sensível às propriedades do suporte, o lápis de cor possibilita o alcance de efeitos muito diversificados.

LITOGRAFIA - Na litografia a matriz é uma pedra calcária que possui a propriedade de reter a água e memorizar a gordura. O processo de gravação é químico e se utiliza do princípio de que água e gordura se repelem. A imagem é desenhada na pedra com materiais gordos e processada com materiais solúveis em água. Não se cria relevo na pedra, por isso a impressão litográfica é também conhecida como plano gráfico.

LETRA M

MAQUETE – Miniatura de uma construção (casa, viaduto, cidade, edifício etc.) com o objetivo de mostrar como será a obra após a conclusão ou como foi em períodos anteriores a reformas atuais.

MÁRMORE - Para os pedreiros e a indústria da construção, o termo designa qualquer calcário resistente que possa ser cortado em lâminas relativamente finas e polido de modo a apresentar-se a trabalhos decorativos. Em um sentido mais estrito, refere-se a calcários metamórficos cuja estrutura tenha sido recristalizada pelo calor ou pela pressão. O puro mármore branco de Carrara, extraído das pedreiras de massa, em Carrara, e de Pietra santa, na toscana, desde o século III a.C., é a mais famosa de todas as pedras.

MARAJOARA – Cultura própria da ilha de Marajó. Faz parte dessa cultura a cerâmica decorada com motivos geométricos.

MODERNISMO – Conjunto de movimentos artísticos que ocorreram a partir do final do século XIX e que romperam com as regras impostas pelo estilo acadêmico.

MOLDURA – Peça destinada a ser colocada ao redor de quadros dando-lhes acabamento. A moldura em geral é feita em madeira e pode ter colorido e enfeites variados.

MONOTIPIA - processo de estampa que se situa entre a gravura, o desenho e a pintura. Processo de impressão sem matriz, de transferência de uma superfície a outra e, portanto, não repetível.

MUSEU – Local destinado á exposição e conservação de objetos de valor artístico, histórico e científico. Os museus também podem promover cursos e atividades variadas para enriquecimento cultura.

MUIRAQUITà– Estatueta com formato de animal (em geral rã ou serpente), elaborada em pedra e usada como amuleto.

MURAIS – Nome dado ás pinturas executadas diretamente sobre as paredes.


LETRA N
  
NANQUIM - Tinta negra composta de negro-de-fumo, pigmento originado da fuligem de resíduos de petróleo queimado. Usado desde a pré-história, este é considerado o primeiro pigmento conhecido pelo homem. Disponível em versão líquida ou em barra pode ser aplicado com caneta ou pincel.

NEOCLÁSSICO – nome dado ao estilo artístico que propõe a volta aos padrões de medida e beleza comuns ao período clássico (greco-romano)

LETRA O

ÓLEO (TINTA A ÓLEO) - Tinta que emprega óleos secativos como veículo; trata-se do material mais usado na pintura profissional Europeia desde o século xvi até a época atual.

OUT DOOR – Nome dado aos cartazes de grandes dimensões destinados á publicidade e que são colocados em vias publicas.

LETRA P

PASTEL SECO - Crayon seco recheado com pigmento em pó aglutinado. Encontrado em diferentes graduações de maciez, é mais comumente utilizado o tipo macio, sendo o médio e duro eleitos geralmente para resultados bem específicos.

PASTEL OLEOSO - Constituído de pigmento, cera e gordura animal. Sua maleabilidade altera-se conforme a temperatura ambiente: quanto mais quente, mais difícil torna-se sua utilização e mais facilmente o pigmento fica retido ao papel. Pode ser misturado a solventes como álcool ou terebintina para efeitos mais suaves.

PÁTINA - Camada, em geral de cor esverdeada que se forma na superfície de certos objetos metálicos (tipicamente de bronze) em virtude da oxidação. O termo “Pátina” pode ser aplicado, por extensão, a qualquer método de descoloração ou envelhecimento de superfícies, como a aplicação de verniz sujo sobre uma pintura.

PEDRA SABÃO - Também chamada esteatita. Uma variedade de talco, bastante macia e lisa, de aspecto marmóreo na superfície, mas de textura semelhante a do sabão. Aceita bem o polimento e é tão macia que pode ser trabalhada com uma faca. Sua cor é um cinza palidamente esverdeado ou azulado, ou às vezes marrom. É vulnerável à umidade atmosférica, sendo adequada apenas a esculturas destinadas a locais protegidos, internos.

PAPIRO- Planta com a qual os antigos egípcios produziam papel.

PASS-PARTOUT – Nome dado a papel firme onde são fixados desenhos que serão emoldurados. O passe-partout serve como uma margem que separa desenho da moldura

PIGMENTO – Nome dado ás substancias que dão cor a líquidos, os pigmentos podem ser retirados da natureza e usados na fabricação de tintas.

PINTURA CORPORAL- Pintura feita sobre corpos. Os indígenas brasileiros pintam o corpo de diferentes formas para mostrar os acontecimentos da vida da tribo.

PINTURA RUPESTRE – Nome dado ás pinturas feitas nas paredes das cavernas.

PÓRTICO – Entrada principal e nobre de um edifício público ou templo

LETRA Q


LETRA R


LETRA S

SANGUÍNEA - Termo que designa um tipo de crayon cuja tonalidade transita entre marrom e vermelho terracota. O desenho com sanguínea confere peculiar suavidade à superfície do papel. O termo é usado também para designar o trabalho realizado com a técnica.

SERIGRAFIA - Técnica cujo processo de impressão também é conhecido como por permeação, na qual a imagem é gravada numa tela de nylon (por meio da luz, ou desenhada). Esta tela de nylon possui uma trama muito fina e está presa a um bastidor. A tinta a atravessa, depositando-se na superfície colocada sob a tela.

SURREALISMO- Movimento artístico que propõe o desprezo ao pensamento lógico e o substitui pela interpretação do inconsciente associado aos sonhos.


LETRA T

TAIPA – Técnica de construção que utiliza o barro amassado colocado sobre varas, galhos cipós.

TERRACOTA - Argila cozida para tornar-se dura e compacta. Figuras e ornamentos arquitetônicos têm sido feitos desde tempos bastante remotos; é a esse tipo de trabalho, e não a vasos cerâmicos, que a palavra geralmente se refere.

TÊMPERA - A tinta têmpera é constituída de pigmento misturado a um veículo aglutinante de origem artificial ou natural - como a gema de ovo -, o que possibilita que seja facilmente produzida de forma artesanal. De aspecto brilhante e luminoso, é aplicada, no papel, bem diluída e através da sobreposição de camadas. Estas têm secagem rápida e possuem autonomia visual, uma vez que a cor e forma das primeiras camadas não se apagam, exercendo efeito sobre as seguintes

LETRA U



LETRA V

VERNISSAGE – Inauguração de uma exposição

LETRA X

XILOGRAVURA - É a gravura cuja matriz é uma prancha de madeira. a matriz de madeira é escavada com instrumentos (goivas) ficando em relevo a superfície, que será entintada com um rolo. Por isso, este tipo de gravura é também chamado de gravura em relevo.