LETRA A
AQUARELA - Constituída por
pigmento em pó acrescido de agente aglutinante solúvel. a imagem se constitui
através da superposição de finas e transparentes camadas de tinta aguada. O branco
do papel tem fundamental importância na composição, pois nele têm origem todos
os pontos de luz e tons claros da superfície.
ACRÍLICA - Tinta composta
por mistura de resina acrílica (aglutinante) e pigmento, teve seu uso difundido
a partir de 1960. É solúvel em água e se caracteriza pela secagem rápida e
aspecto brilhoso.
AFRESCO - Método de
pintura mural que consiste na aplicação de pigmentos puros, misturados somente
com água, sobre uma base de gesso ou nata de cal ainda úmida. As cores penetram
nesse revestimento, tornando-se parte integral da parede.
ARGILA OU BARRO -
A argila é silicato hidratado de alumínio e contém alumina (parte plástica) e
sílica (parte Antiplástica) podendo ser fonte destes materiais para massas
cerâmicas e vidrados
ABSTRACIONISMO -
Movimento artístico que tem como principal característica o desprezoás formas
figurativas. O abstracionista se expressa através de cores, traços, formas
indefinidas e geométricas.
ACADÊMICO - Estilo artístico
próprio dos artistas que estudaram nas academias de belas-artes no Brasil e no
exterior
ACERVO - Nome dado a
coleções de peças de propriedade de um museu.
ANTROPOFAGIA - Movimento que
sugere ao artista engolir e devorar valores e influências Europeias para
valorizar as características do povo brasileiro, criando uma
cultura(artística-literária) própria.
ARTES PLÁSTICAS -
Artes relacionada com o trabalho com formas: desenho, pintura, escultura,
arquitetura, colagem etc...
ART NOUVEAU(Arte nova) - Movimento artístico
europeu que valorizou as formas dos objetos de uso diário e doméstico. São características
do Art Noveau as linhas curvas e onduladas e os motivos vegetais (flores e
folhas)
ALTAR-MOR - Altar principal
de uma igreja
LETRA B
BARROCO - Movimento artístico
europeu que tem como característica o colorido exuberante, a grande quantidade
de elementos decorativos (flores, colunas, linhas onduladas) e o tema religioso
em grande parte das pinturas e esculturas. no brasil, o uso do ouro nas obras
de arte foi utilizado em abundância, principalmente na Bahia e Minas Gerais.
BICO DE PENA - Instrumento de
escrita e desenho usado com nanquim ou outro fluido colorido. É famosa pelo seu
formato especial que permite aos artistas usufruir facilmente do chamado
"efeito fino-grosso" do traço. Hoje ao invés de uma pena de ave, ou
da pena de junco (feita de gramíneas semelhantes aos bambus), usa-se
comercialmente uma ponta fina de aço flexível.
BRONZE - Liga de cobre
(em geral cerca de 90%) e estanho, contendo com frequência pequenas proporções
de outros metais, como chumbo ou zinco. Desde a antiguidade o bronze tem sido o
metal mais usado em esculturas fundidas, devido a sua durabilidade, solidez e
ao fato de ser facilmente trabalhável – tanto a frio como a quente – por uma
variedade de processos. é de mais fácil fundição que o cobre, pois tem um ponto
de fusão mais baixo; e sua grande resistência a tração permite a extensão de
partes proeminentes, sem apoio por baixo – o que representa uma vantagem em
relação a escultura em mármore. A cor do bronze varia segundo a proporção de
estanho ou de outros metais presentes na liga, e vai de tons prateados a um rico
vermelho-cobre.
LETRA C
CARVÃO - Um dos mais antigos
instrumentos de desenho, foi constantemente utilizado pelos pintores
renascentistas na produção de esboços. Constituído de carbono, origina-se da
lenta combustão da madeira.
CARICATURAS - Desenhos que
retratam as pessoas deformando as proporções normais para exaltar suas
características principais (queixo, topete, formato do rosto, etc.)
CENOGRAFIA - Arte da
elaboração de cenários para teatro envolvendo técnicas variadas.
CERAMISTA - Artísta que se
dedica à confecção e decoração dos objetos de cerâmica.
COLAGEM - Técnica que
consiste em colar figuras ou materiais variados, como tecidos, sucata, grãos
sobre uma base (papel, madeira, papelão etc.)
CRAYON - Termo utilizado
para designar barras de giz em geral. Os corantes cerâmicos são misturas de
óxidos metálicos e sais complexos submetidos a temperaturas entre 700 e 1400°c
durante 16 ou até 48 horas, dentro de caixas refratárias.
CUBISMO - Estilo artístico
que decompõe e geometriza as formas naturais e representa os objetos como se
todas as suas faces fossem vistas ao mesmo tempo.
LETRA D
DESIGN – Nome dado a
desenhos que servem de projetos para a confecção de objetos variados.
LETRA E
ECLETISMO – Estilo artístico
que propõe a união de estilos diferentes de diversas procedências. Por exemplo:
um prédio
ENCÁUSTICA - Técnica de
pintura em que os pigmentos são misturados com cera quente.
EMULSÃO - Líquido que
possibilita a combinação de água com óleo ou resina, evitando a separação da
mistura em duas fases. o veículo da pintura têmpera é sempre uma emulsão. As emulsões
mais naturais empregadas na pintura são a gema de ovo e a caseína. Ambas, uma
vez secas, tem a vantagem se serem insolúveis em água.
ESMALTAÇÃO (Vidrado / Glaze)
- Revestimento impermeabilizante de aspecto semelhante ao vidro resultante da
mistura de substâncias minerais que ao se fundirem aderem ao corpo cerâmico de
forma definitiva. Podem ser coloridos, transparentes ou opacos. Torna a
cerâmica mais resistente.
ENGOBE - Argila em estado
mais líquido que a barbotina. Usado como elemento decorativo em peças cruas com
diversas tonalidades. Pode ser acrescido de óxidos corantes e/ou pigmentos para
produzir variadas tonalidades.
ESTAMPA – Desenho feito
sobre uma base (papel, tecido etc.) através da impressão de uma matriz sobre uma
base.
EXPRESSIONISMO –
Movimento artístico que valoriza os sentimentos do artista diante da realidade.
LETRA F
FIGURINISTA – Profissional que
se dedica á criação de modelos de vestimentas para finalidades diferentes.
FOLCLORE – Conjunto de
costumes próprios de cada povo (vestimenta, hábito alimentar, dança, música,
lenda etc)
FOVISMO – Estilo artístico
que tem como objetivo principal a valorização do colorido.
FRONTÃO – Arremate existente
acima das portas ou colunas e abaixo dos telhados
LETRA G
GESSO (Gesso de Paris) -
Pó muito fino, branco ou rosado, feito pela calcinação ou desidratação da
gipsita, e que, quando misturado a água, forma uma pasta de solidificação
rápida que, quando seca, transforma-se numa massa homogênea, sólida e inerte. O
gesso é usado na escultura para confecção de moldes.
GUACHE - Tem características
muito similares às da aquarela; no entanto, sua formulação contém pigmentação
branca, responsável por conferir toques de luz e tons mais pálidos. Assim, as
áreas claras da imagem são construídas através da variação de tonalidade, não
apoiando-se no tom do papel. Por sua espessura e opacidade característica, se
presta bem para a criação de zonas de cor uniformes e traços independentes.
GRAFFITI - Num sentido
amplo, aplica-se a qualquer técnica gráfica em que o resultado final seja
obtido mediante a raspagem de uma camada de tinta ou outro material, de modo a
revelar uma base de cor diferente. Termo hoje aplicado, na maioria dos casos, a
um desenho ou inscrição gravado, pintado ou desenhado em uma parede.
GRANITO - Rocha ígnea
cristalina, granular não-estratificada, amálgama de quartzo, feldspato e mica.
o granito distribui-se pelo mundo inteiro e apresenta inúmeras variedades,
diferindo a textura. Ocorre numa larga gama de cores – cinza, verde, rosado,
amarelo – e os pequenos fragmentos de mica dão-lhe um vivido faiscar.
GOMA - Líquido viscoso
extraído de alguns vegetais e que, em vários tipos tem sido empregado como
veículo de pintura desde a antiguidade. A goma é o veículo padrão das tintas a
base de água e do pastel e, por ser capaz de emulsionar o óleo, é desde há
muito tempo veículo para a têmpera.
LETRA H
LETRA I
IMPRESSIONISMO –
Estilo artístico que procura pesquisar as mudanças de tonalidades das cores em
contato com diferentes tipos de luz. No impressionismo, não são enfatizados os
contornos nem os pequenos detalhes.
LETRA J
LETRA K
LETRA L
LÁPIS DE CERA - O lápis ou giz
de cera foi concebido com a finalidade de marcar superfícies em que o lápis
comum não podia ser utilizado, como porcelana, metal e plásticos. Constitui-se
por uma mistura de pigmentos e cera, que lhe confere o aspecto e toque
gorduroso. Com efeito visual que lembra o do pastel oleoso, se presta muito bem
à produção de linhas fortes e oferece diversificados níveis de precisão no
traçado.
LÁPIS DE COR - Produzido de
forma semelhante ao lápis comum, com a ressalva de que sua composição
(pigmento, recheio de giz, talco ou caulim e aglutinante) não é aquecida em
virtude da preservação da qualidade do pigmento. Particularmente sensível às
propriedades do suporte, o lápis de cor possibilita o alcance de efeitos muito
diversificados.
LITOGRAFIA - Na litografia a
matriz é uma pedra calcária que possui a propriedade de reter a água e
memorizar a gordura. O processo de gravação é químico e se utiliza do princípio
de que água e gordura se repelem. A imagem é desenhada na pedra com materiais
gordos e processada com materiais solúveis em água. Não se cria relevo na
pedra, por isso a impressão litográfica é também conhecida como plano gráfico.
LETRA M
MAQUETE – Miniatura de uma
construção (casa, viaduto, cidade, edifício etc.) com o objetivo de mostrar
como será a obra após a conclusão ou como foi em períodos anteriores a reformas
atuais.
MÁRMORE - Para os
pedreiros e a indústria da construção, o termo designa qualquer calcário
resistente que possa ser cortado em lâminas relativamente finas e polido de
modo a apresentar-se a trabalhos decorativos. Em um sentido mais estrito,
refere-se a calcários metamórficos cuja estrutura tenha sido recristalizada
pelo calor ou pela pressão. O puro mármore branco de Carrara, extraído das
pedreiras de massa, em Carrara, e de Pietra santa, na toscana, desde o século III
a.C., é a mais famosa de todas as pedras.
MARAJOARA – Cultura própria da ilha de Marajó. Faz parte
dessa cultura a cerâmica decorada com motivos geométricos.
MODERNISMO – Conjunto de
movimentos artísticos que ocorreram a partir do final do século XIX e que
romperam com as regras impostas pelo estilo acadêmico.
MOLDURA – Peça destinada a
ser colocada ao redor de quadros dando-lhes acabamento. A moldura em geral é
feita em madeira e pode ter colorido e enfeites variados.
MONOTIPIA - processo de
estampa que se situa entre a gravura, o desenho e a pintura. Processo de
impressão sem matriz, de transferência de uma superfície a outra e, portanto,
não repetível.
MUSEU – Local destinado
á exposição e conservação de objetos de valor artístico, histórico e
científico. Os museus também podem promover cursos e atividades variadas para
enriquecimento cultura.
MUIRAQUITÃ – Estatueta com
formato de animal (em geral rã ou serpente), elaborada em pedra e usada como
amuleto.
MURAIS – Nome dado ás pinturas
executadas diretamente sobre as paredes.
LETRA N
NANQUIM - Tinta negra
composta de negro-de-fumo, pigmento originado da fuligem de resíduos de petróleo
queimado. Usado desde a pré-história, este é considerado o primeiro pigmento
conhecido pelo homem. Disponível em versão líquida ou em barra pode ser
aplicado com caneta ou pincel.
NEOCLÁSSICO – nome dado ao
estilo artístico que propõe a volta aos padrões de medida e beleza comuns ao
período clássico (greco-romano)
LETRA O
ÓLEO (TINTA A ÓLEO) - Tinta
que emprega óleos secativos como veículo; trata-se do material mais usado na
pintura profissional Europeia desde o século xvi até a época atual.
OUT DOOR – Nome dado aos
cartazes de grandes dimensões destinados á publicidade e que são colocados em
vias publicas.
LETRA P
PASTEL SECO - Crayon seco
recheado com pigmento em pó aglutinado. Encontrado em diferentes graduações de
maciez, é mais comumente utilizado o tipo macio, sendo o médio e duro eleitos
geralmente para resultados bem específicos.
PASTEL OLEOSO - Constituído de
pigmento, cera e gordura animal. Sua maleabilidade altera-se conforme a
temperatura ambiente: quanto mais quente, mais difícil torna-se sua utilização
e mais facilmente o pigmento fica retido ao papel. Pode ser misturado a
solventes como álcool ou terebintina para efeitos mais suaves.
PÁTINA - Camada, em geral
de cor esverdeada que se forma na superfície de certos objetos metálicos
(tipicamente de bronze) em virtude da oxidação. O termo “Pátina” pode ser
aplicado, por extensão, a qualquer método de descoloração ou envelhecimento de
superfícies, como a aplicação de verniz sujo sobre uma pintura.
PEDRA SABÃO - Também chamada
esteatita. Uma variedade de talco, bastante macia e lisa, de aspecto marmóreo
na superfície, mas de textura semelhante a do sabão. Aceita bem o polimento e é
tão macia que pode ser trabalhada com uma faca. Sua cor é um cinza palidamente
esverdeado ou azulado, ou às vezes marrom. É vulnerável à umidade atmosférica,
sendo adequada apenas a esculturas destinadas a locais protegidos, internos.
PAPIRO- Planta com a qual os
antigos egípcios produziam papel.
PASS-PARTOUT – Nome dado a papel firme onde são fixados
desenhos que serão emoldurados. O passe-partout serve como uma margem que
separa desenho da moldura
PIGMENTO – Nome dado ás
substancias que dão cor a líquidos, os pigmentos podem ser retirados da
natureza e usados na fabricação de tintas.
PINTURA CORPORAL- Pintura
feita sobre corpos. Os indígenas brasileiros pintam o corpo de diferentes
formas para mostrar os acontecimentos da vida da tribo.
PINTURA RUPESTRE –
Nome dado ás pinturas feitas nas paredes das cavernas.
PÓRTICO – Entrada principal
e nobre de um edifício público ou templo
LETRA Q
LETRA R
LETRA S
SANGUÍNEA - Termo que
designa um tipo de crayon cuja tonalidade transita entre marrom e vermelho
terracota. O desenho com sanguínea confere peculiar suavidade à superfície do
papel. O termo é usado também para designar o trabalho realizado com a técnica.
SERIGRAFIA - Técnica cujo
processo de impressão também é conhecido como por permeação, na qual a imagem é
gravada numa tela de nylon (por meio da luz, ou desenhada). Esta tela de nylon
possui uma trama muito fina e está presa a um bastidor. A tinta a atravessa,
depositando-se na superfície colocada sob a tela.
SURREALISMO- Movimento artístico
que propõe o desprezo ao pensamento lógico e o substitui pela interpretação do
inconsciente associado aos sonhos.
LETRA T
TAIPA – Técnica de
construção que utiliza o barro amassado colocado sobre varas, galhos cipós.
TERRACOTA - Argila cozida
para tornar-se dura e compacta. Figuras e ornamentos arquitetônicos têm sido
feitos desde tempos bastante remotos; é a esse tipo de trabalho, e não a vasos
cerâmicos, que a palavra geralmente se refere.
TÊMPERA - A tinta têmpera
é constituída de pigmento misturado a um veículo aglutinante de origem
artificial ou natural - como a gema de ovo -, o que possibilita que seja
facilmente produzida de forma artesanal. De aspecto brilhante e luminoso, é
aplicada, no papel, bem diluída e através da sobreposição de camadas. Estas têm
secagem rápida e possuem autonomia visual, uma vez que a cor e forma das
primeiras camadas não se apagam, exercendo efeito sobre as seguintes
LETRA U
LETRA V
VERNISSAGE – Inauguração de
uma exposição
LETRA X
XILOGRAVURA - É a gravura cuja
matriz é uma prancha de madeira. a matriz de madeira é escavada com
instrumentos (goivas) ficando em relevo a superfície, que será entintada com um
rolo. Por isso, este tipo de gravura é também chamado de gravura em relevo.